Reescreva a notícia a seguir de forma totalmente fiel aos fatos, números, datas, locais e à ordem cronológica original. Esta tarefa é para geração de conteúdo com qualidade jornalística, otimizada para SEO e pronta para publicação.
Instruções obrigatórias:
1. Replique ao máximo a quantidade de palavras da notícia original. Se o texto tiver 300 palavras, a nova versão deve ter uma extensão similar ou ligeiramente maior. Nunca reduza o conteúdo.
2. Mantenha todos os números, datas, nomes de pessoas, locais, estatísticas e comparações históricas exatamente como apresentados no conteúdo original.
3. Estruture o texto em 3 a 5 blocos temáticos. Cada bloco deve ter um subtítulo usando a tag HTML
.
4. Utilize somente as seguintes tags HTML para a formatação:
–
para os subtítulos;
– Texto…
Subtítulo do segundo bloco
Texto…
- Item de lista, se houver
- Item de lista, se houver
Texto…
Subtítulo do terceiro bloco
Texto…
Texto original:
Israel realiza ataques a instalações iranianas em resposta a ofensivas
Ataques coordenados de Israel
Na segunda-feira, 23 de outubro, Israel anunciou ataques com “força sem precedentes” contra o Irã. Os alvos incluíram a famosa prisão de Evin, a instalação nuclear de Fordow, e um quartel da Guarda Revolucionária em Teerã. Segundo o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, esses locais são considerados “entidades de opressão” do regime iraniano.
“De acordo com a diretriz do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e minha, as Forças de Defesa de Israel (IDF) estão atualmente atacando com força sem precedentes alvos do regime e entidades de opressão governamental no coração de Teerã”, afirmou Katz. Entre os alvos estavam também a sede da Basij, o relógio “Destrua Israel” na Praça da Palestina, e o centro ideológico da Guarda.
Reações e confirmações
Um vídeo compartilhado pelo ministro das Relações Exteriores israelense, Gideon Saar, mostrou a explosão da porta da prisão de Evin. O Exército israelense confirmou os ataques à prisão e a Fordow, destacando que diversos centros de comando da Guarda Revolucionária foram atingidos.
A prisão de Evin, localizada no norte de Teerã, é notória por abrigar presos políticos e dissidentes. O governo iraniano confirmou o ataque, mencionando danos à instalação sem mais detalhes. Já a instalação nuclear de Fordow, situada a cerca de 100 km da capital, foi recentemente alvo de um bombardeio dos EUA.
Resposta iraniana
Em retaliação, o Irã lançou uma onda de mísseis e drones contra Israel, conforme anunciado pela Guarda Revolucionária. O Exército israelense afirmou estar interceptando os projéteis, sem relatos de danos ou feridos até o momento.
O ataque israelense à Fordow visava obstruir o acesso à instalação nuclear. Um porta-voz da autoridade de gestão de crises em Qom, onde se localiza Fordow, confirmou não haver perigo para os moradores, de acordo com a agência de notícias estatal iraniana Tasnim.
Impacto dos bombardeios
O presidente americano, Donald Trump, declarou que os ataques dos EUA destruíram as capacidades nucleares do Irã. No entanto, autoridades de Israel e dos Estados Unidos consideram prematuro avaliar os danos. O Irã condenou o ataque, prometendo represálias, e afirmou não haver sinais de contaminação radioativa.